PRODUTOS E SERVIÇOS

 

Objetivo
A Governança Corporativa baseia-se desde o conceito base, atingindo a atuação do Conselho de Administração. Define novas regras e etapas para Sócios, Conselheiros e Executivos, criando um linck direto com as atividades desenvolvidas entre GC x Conselho de administração x Gestão Executiva da Empresa.

Método
Abrange as condições Societárias, criação e definição da sucessão, gestão executiva, implementação de conselhos, holdings familiares, conselho de família, family office, sugestões de planejamento tributário da sucessão.

Etapa 1 – Diagnóstico - Etapa 2 – Análise e Desenvolvimento - Etapa 3 – Elaboração do Plano de ação – Business Plan - implementação e acompanhamento. Através de abordagem prática prepara Conselheiros e Executivos para a efetiva utilização de Políticas Empresariais, Diretrizes Estratégicas e execução dos planos empresariais de forma aderente aos princípios de Governança Corporativa.

Duração
24 meses, divididos de acordo com cada etapa, sendo em média 12 meses para a 1ª e 2ª Etapa necessários à assimilação dos conceitos, implementação das técnicas e práticas de Governança.

Para quem?
Destina-se a empresas familiares, filhos e sócios que pretendem seguir com planejamento e evitar riscos desnecessários e calculados previamente, além de famílias empresárias de médio e grande porte. Aplica-se também a Sócios, Executivos, Conselheiros, herdeiros e investidores em empresas familiares.

(Diagnóstico – Análise e Plano Ação - Business Plan)

» Avaliação e ajuste do Equilíbrio Financeiro e Econômico
» Orientação para consolidação de melhorias de resultados
» Identificação de níveis de unidades produtivas e rentabilidades
» Avaliação da formação de preços de vendas
» Identificação de níveis e quocientes Patrimoniais (BPGer)
» Verificação e definição dos níveis estratégicos – aplicação 5 níveis
» Verificação de riscos eminentes
» Análise dos Recursos aplicados e suas origens e destinos
» Melhorias através de aumento de produtividade
» Elaboração do diagnótico, plano de diretrizes e implementação.

» Análise de Custos com melhorias na implantação de reduções
» Avaliação de Auditoria com planejamento adequado para melhorias
» Planejamento tributário com menor solução de curto prazo
» Análise da situação jurídica a empresa, do grupo e dos sócios
» Análise de contratos de financiamentos, com bancos e outros
» Separação adequada das atividades com sugestões de planejamento.

» Análise da potencialidade comercial
» Planejamento com melhorias em resultados
» Verificação de unidades, produtos, processos e pessoas
» Aceleração com medidas implantadas para crescimento
» Equilíbrio entre áreas correlatas
» Reavaliação de carteiras, gestão e inclusão de novos métodos
» Análise e formação de Preço de venda
» Ampliação de setores e crescimento com adequação de mapeamento.

A Consagra atua também com empresas de médio porte. Oferece diversas soluções:

Soluções emergenciais
» Toda empresa passa por situações que precisa de um atendimento emergencial
» Situações em que precisa de atendimento estratégico
» Busca de soluções » Renegociações e plano de medidas em caráter urgente.

Projeto e reestruturação
» Material
» Comercial
» Tecnológico
» Inovações e melhorias » Evolução.

» Padronização e de acordo com CLT
» Verificação de riscos e análise para conformidade da responsabilidade ambiental
» Verificação por peritos terceiros (empresa Consultoria) para adequar aos processos internos e às normas técnicas recomendadas para certificação “ISO”
» Revisão dos processos e conformidade contábil segundo padrões internacionais
» Cumprimento das obrigações fiscais, com verificação da legislação atual.

Quando ocorre apenas uma falha, um erro, por parte da organização, a empresa está prestes a sofrer multas, restrições, imposições legais e até penais, no caso do Direito Tributário e Direito Ambiental. A empresa pode ser surpreendida inesperadamente com um processo de verificação e sofrer inúmeras penalidades. A imagem e a reputação da empresa está em risco, e é preciso tentar todas as alternativas e medidas de neutralizar este risco. Tentar evitar, são medidas de precaução, medias preventivas como uma vacina que pode evitar muitos riscos, ainda mais graves. O trabalho da Consagra tem o objetivo de tentar evitar, oferecer formas de atitudes pré estabelecida, para que a empresa corra riscos dimensionados e calculados. Não se pode garantir 100% de eficácia, mas se pode evitar sim altos riscos, evitar graves problemas que poderão inclusive agravar a imagem, a reputação e o nome forte da empresa no mercado. O atraso em processos também são situações comum, geradas por bloqueios de Certidões e por dificuldades de obtenção de liberações de documentos específicos. São situações comuns, que são muitas vezes deixadas de serem observadas.

Contudo, surgiu o COMPLIANCE.

Comply, em inglês, significa “agir em sintonia com as regras”.

Compliance, em termos didáticos, significa estar absolutamente em linha com normas, controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio. É a atividade de assegurar que a empresa está cumprindo à risca todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos de seu segmento. E isso vale para as esferas trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética, etc.

Como alinhar a função de compliance aos valores e objetivos da organização?
No início da década de 90, quando o termo passou a ser adotado como princípio (sobretudo em instituições bancárias), compliance era apenas sinônimo de adequação jurídica. Com o tempo, percebeu-se que era impossível implementar procedimentos de conformidade sem conhecimento pleno dos processos internos, metodologias de trabalho utilizadas, políticas de estoques, estratégias de gestão de pessoas, técnica de melhoria contínua, harmonização contábil, etc. Assim, nos dias de hoje o conceito foi enriquecido com a abordagem sistêmica, do “chão” da fábrica à sala do presidente da empresa Este ponto é algo bem mais extenso do que simplesmente “interpretar leis”.

Toda EMPRESA apresenta Foco, Missão, Visão e Valores. Possui um valioso Patrimônio, que precisa estar afinado, diretamente em linha e milimetricamente adequada a sua função de COMPLIANCE às suas prática reais.

A crescente pressão externa pela adoção de padrões éticos, que gere valor a todos os seus stakeholders (os atores envolvidos na órbita da empresa, como fornecedores, atacadistas, varejistas, funcionários, etc.) deve impulsionar as organizações para a criação de programas preventivos e de monitoramento constante. É através das ferramentas de compliance que uma empresa pode alcançar com maior solidez seus objetivos estratégicos. Não estamos, portanto, falando de conceitos conflitantes. Ao contrário, a sinergia da empresa com todas as normas, ditames de regulamentação e controles internos eficientes, representam maior qualidade na atividade empresarial (respeito às normas de qualidade), economia de recursos (evitando gastos com multas, punições e cobranças judiciais) e fortalecimento da marca no mercado (empresa séria e ética).

Quais são os objetivos, papéis e responsabilidades da função de compliance na organização?
 • Analisar meticulosamente os riscos operacionais; • Gerenciar os controles internos (o profissional dessa área é uma espécie de “xerife” das normas e procedimentos, em todas as esferas da organização); • Desenvolver projetos de melhoria contínua e adequação às normas técnicas; • Analisar e prevenir de fraudes (esse profissional tem também papel consultivo; não se trata apenas de cobranças e imposição de mudanças);

Conforme a lei 4.769/65, criou a profissão de Administrador e lhe desenvolve a capacidade de ser PERITO JUDICIAL e EXTRAJUDICIAL, considerado como âmbito Administrativo. Nos casos judiciais, as atividades são desenvolvidas em Órgãos Públicos e Autarquias, ou até mesmo pelas Câmaras de Arbitragem, Mediação e Conciliação. Desde o ano de 2001, a Consagra desenvolveu habilidades e expertise nessa atividade.

A Consagra atua também com proposta de soluções de arbitragem para propor SOLUÇÕES de processos judiciais que estejam subjudiciais.

Através da Resolução Normativa de número 135 de 21/05/93, através do CFA Conselho Federal de Administração, editaram um manual que estabelece normas, procedimentos e regras para o desempenho adequado, ético e profissional, na qual a Consagra Consultoria Empresarial Ltda, mantém com preconizado suas atribuições.

Nosso objetivo, é atender a todos, respeitando as partes, os honorários advocatícios, e procurar contribuir com os Tribunais do Brasil para diminuição do número de processos judiciais, ou até mesmo tentar evitá-los.

Quando há acordo, há sempre uma clima de harmonia, de Consagração o que é sempre preservado pela ética, qualidade no atendimento, respeito as pessoas e aos envolvidos, inclusive os advogados que perfazem o processo.

Destacamos que seguimos o novo CPC no seu art.464, que cita a prova Pericial como importante ferramenta para se obter êxito e definição de uma Lide ou evitar que se leve aos Tribunais.

A Consagra Consultoria Empresarial Ltda, tem prazer e faz com alegria, e com muita dedicação os acordos que são formas de chegar a um entendimento, utilizando princípios, legislação, cálculos, valores familiares e pessoais que são interpretados e entendidos para que sejam devidamente respeitados.

Alguns exemplos de atividades desenvolvidas nos últimos 15 anos:
- Grupo de Santa Catarina com familiares de 12 irmãos, sendo um espolio com demandas com bancos, a Consagra atingiu êxito de mais de 1,0 milhão de reais, em defesa da família, chegando ao encerramento e baixa da lide (processo judicial).

- Wenceslau Braz – acordo de um imóvel em lide com mais de 9 anos de demanda. A Consagra conseguiu êxito no acordo recebendo parabéns do juiz do fórum cível local. - Grupo adquirido por investidores Chilenos, em que apresentaram diversos processos judiciais que foram acordados e finalizados com as propostas da Consagra Consultoria.

- Grupo familiar com rede de Concessionárias no Brasil, indústria moveleira, apresentaram 180 processos judiciais e com tendências para aumento destes processos. Todos foram resolvidos com a criação de um fundo jurídico e passo a passo foram acordados.

- Venda de Marcas e Patentes com processo judicial envolvendo três empresas de grande porte, onde a Consagra finalizou a negociação com solução efetiva.

- Quitação de dívidas com antecipação de contrato mútuo com o cliente para solução e definição completa do caso, em que a Consagra propôs e definiu 100% o caso - Solução de processos de dívidas com bancos, em que foram quitadas os compromissos deixando o cliente com as portas abertas, recuperando crédito.

- Planejamento tributário realizado com quitação junto a receita federal, em todos os níveis de esferas, evitando crimes contra os cofres públicos. Área de muito perigo para os sócios e profissionais atuantes no mercado. A Consagra utiliza de alternativas valiosas para atender o cliente. Os critérios são aprovados por Lei, não deixa o problema se multiplicar e aumentar.

- Acordos formalizados em âmbito extra judicial com centenas de casos ocorridos durante os últimos 15 anos.

Holding Patrimonial - Controlador.

Uma empresa que poderá receber formas e condições de administração para aqueles que possuem interesse em adquirir bens, ativos Patrimoniais, de maneira organizada.

Ferramenta aplicada por empresários, famílias com capitais e investimentos em imóveis. Holding vem do Inglês. Como ela define o controlador, então em uma família, seria o pai o Controlador. A forma de Gestão Familiar deve definir o pai como o Controlador.

Utilizada nos casos de investidores que adquirem diversos bens, como maneira de acumular e controlar seus bens.

Autorizada pela Legislação e conforme o Código Civil, podemos adequar a metodologia com facilidades de negociações.

Planejamento: é Essencial a elaboração de um planejamento que possibilitará um diagnóstico exato da condição e da situação atual, no momento zero de sua elaboração, para que se possa partir dessa premissa, estabelecermos ações, que possibilitem a melhoria de resultados, a segurança propriamente dita, para permanência adequada do Patrimônio Familiar.

Significado de HOLDING – Controle, Controlar, reunir e consolidar informações, valores, recursos. O acumulo de recursos, de bens e Patrimônios que serão somados para uma concentração e melhor administração.

A Holding Familiar é uma opção e forma empresarial aprovada no Mercado, com tributação reduzida, ou em menor escala e com maior adequação aos bancos e instituições financeiras, além dos investidores que também podem visualizar melhor a construção através da estrutura formada.

Utilizada para investidores que desejam adquirir bens e imóveis, no mercado imobiliário. Para também adquirir um volume bem interessante de formar investidores neste mercado. Será constituída como Ltda, S/A, Comandita por ações, Comandita Simples, Individual, da forma que for adequada. A Administração é feita com diferentes formatos.